quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Juiz de Acari proíbe realização de mais de uma carreata ou passeata por semana


O Juiz Eleitoral da 22ª Zona Eleitoral de Acari, que abrange os municípios de Acari e Carnaúba dos Dantas, Dr. Witemburgo Gonçalves de Araújo fez publicar no Diário Oficial Eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral do RN desta quinta-feira (2), a Portaria nº 06/2012, que disciplina a realização de carreatas e passeatas.

Está proibida a realização de carreatas e passeatas que excedam uma por semana, para cada coligação, bem com a realização de comícios das duas coligações no mesmo horário, desde que se respeite a distância de mil metros entre as mobilizações.

Veja abaixo a portaria na íntegra:



TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO NORTE
22ª ZONA ELEITORAL – ACARI

PORTARIA N.º 06/2012 - CARREATAS E PASSEATAS

O Exmo Sr. WITEMBURGO GONÇALVES DE ARAÚJO, MM. Juiz Eleitoral da 22ª Zona Eleitoral da Comarca de Acari, Estado de Rio Grande do Norte, no uso de suas atribuições legais, etc....

CONSIDERANDO que a legislação eleitoral não proíbe a realização de carreatas, de passeatas ou de caminhadas dos candidatos, partidos ou coligações, com a finalidade de exercerem o direito à propaganda eleitoral, ato que não depende de licença da polícia, nos termos do artigo 39, caput, da Lei 9.504/97;

CONSIDERANDO que se inclui na competência deste Juízo eleitoral receber e apreciar as reclamações sobre a localização de comícios e tomar providências sobre a distribuição equitativa dos locais aos partidos políticos e coligações, exercendo sua fiscalização, na forma do artigo 2º, II da Resolução 30 do TRE;

CONSIDERANDO que para esses eventos comparecem centenas de pessoas que manifestam seu apoio aos candidatos, coligações ou partidos políticos;

CONSIDERANDO finalmente, que compete aos juízes eleitorais o exercício do poder de polícia, adotando providências necessárias para assegurar a manutenção da ordem pública, durante o período de propaganda eleitoral e segundo o calendário eleitoral estabelecido pelo TSE;

RESOLVE:

TÍTULO I - DAS CARREATAS, CAMINHADAS E PASSEATAS

Art. 1º - Os partidos políticos, coligações ou candidatos que desejarem realizar carreatas, caminhadas ou passeatas nos municípios de Acari e Carnaúba dos Dantas, deverão comunicar, a data, horário e o roteiro a este Juízo, obedecida a prioridade da comunicação, alternada e sucessivamente, entre todos os partidos, coligações ou candidatos.

§1º - A comunicação da carreata, caminhada ou passeata deverá ser feita, por escrito, pelas coligações, partidos ou candidatos, ao Cartório Eleitoral da 22ª Zona Eleitoral, com antecedência mínima de 48 horas do ato e, à autoridade policial com antecedência de 24 horas.

Art. 2º - Para assegurar o direito de uso igualitário dos roteiros previamente estabelecidos por esta Portaria a todos os partidos, coligações e candidatos, não será permitido o registro simultâneo de duas ou mais carreatas, passeatas ou caminhadas, em uma mesma semana, por um mesmo partido, coligação ou candidato, entendida aquela, para os fins deste artigo, como sendo o período de 07 (sete) dias, compreendido entre a segunda-feira e o domingo seguinte, independentemente de o início e o final da semana ocorrerem em meses diferentes.

Parágrafo único - O Destacamento de Polícia Militar não permitirá o registro da comunicação de evento na ausência da certidão de regularidade a ser fornecida pela Justiça Eleitoral (Anexo I desta Portaria).

Art. 3º - Devidamente registrado o evento, nos termos desta Portaria, o Destacamento de Polícia Militar deverá adotar as providências necessárias para garantir a sua realização, impondo o respeito ao limite de som utilizado para que não perturbe o sossego público.

Art. 5º. Em nenhuma hipótese será permitido desvio do roteiro fixado ou violação ao limite de som, conforme fixado na Portaria n.º 05/2012, deste Juízo.

Parágrafo Único - Ocorrendo desrespeito a essa determinação, o curso do evento será reorientado pela Polícia Militar e, em caso de desobediência, deverá ser interrompido, dissolvendo-se o ato, com apreensão dos veículos que estiver à frente da carreata ou daqueles que estiver infringindo o limite de som, conforme o caso, o qual deverá ser encaminhado à autoridade policial competente.

TÍTULO II - DOS COMÍCIOS ELEITORAIS.

Art. 6º - Em nenhuma hipótese será permitida a realização simultânea de comícios por coligações, partidos ou candidatos adversários entre si, numa mesma data e horário, salvo se garantida a distância mínima de 1.000 (mil) metros entre os locais e o livre trafego de veículos e pessoas.

Art. 7º - A realização de comícios deverá ser comunicada pelo partido ou coligação, através de seu representante, com no mínimo 48 horas de antecedência, ao Cartório da 22ª Zona Eleitoral e, pelo menos 24 horas à autoridade policial, indicando expressamente o local.

Parágrafo Único - No caso do art. 6º, por questões de segurança, a anuência da Policia Militar deverá acompanhar a comunicação a esta Zona Eleitoral.

DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 8º - O descumprimento das determinações constantes nesta Portaria acarretará a aplicação da sanção prevista no artigo 347 do Código Eleitoral, sem prejuízo de outras sanções por outros crimes que venham a ser também cometidos, em concurso formal ou material, prescritos na legislação eleitoral, e na legislação penal comum e especial.

Art. 9º - Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação no local de costume no cartório eleitoral e cópias encaminhadas à Egrégia Corregedoria Regional Eleitoral, aos Comandantes dos Destacamentos de Polícia Militar dos Municípios de Acari e Carnaúba dos Dantas, ao Delegado de Polícia Civil desses Municípios, ao Ministério Público Eleitoral e aos representantes das Coligações partidárias dos dois municípios.

Publique-se. Registre-se. Cumpra-se.

Acari, 31 de julho de 2012
WITEMBURGO GONÇALVES DE ARAÚJO
Juiz Eleitoral – 22ª ZE/RN


ANEXO I

CERTIDÃO DE REGULARIDADE

O Cartório Eleitoral da 22ª Zona, certifica que a Coligação/Partido/Candidato abaixo identificado, por seu representante legal, comunicou à Justiça Eleitoral, no prazo mínimo estabelecido pela Portaria n.º 06/2012 – 22ª Zona Eleitoral, a realização do evento abaixo discriminado, estando apto a efetuar o registro da realização do evento junto à autoridade policial militar, a quem cabe coibir eventuais abusos ou desobediências ao disposto nas
Portarias 04, 05 e 06/2012, deste Juízo.


Fonte: Carnaúba Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário