quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Dia 4 de agosto: Dia do padre

Monsenhor Raimundo, Padre Costa e Padre Flávio, sacerdotes que levam a mensagem de fé aos corações dos Acarienses.



Um padre (do latim páter ou pátris, que significa "pai" ou "chefe da família") refere-se a um presbítero, clérigo católico do sexo masculino que recebeu o sacramento da Ordem. Hierarquicamente, está acima dos diáconos e abaixo dos bispos.
O padre na Igreja Católica é responsável por uma paróquia, onde preside a Sagrada Eucaristia, bem como atende à confissão, aconselhamentos e outros. É um homem que doou sua vida à serviço do Evangelho e vive para servir a Deus e aos leigos por meio da evangelização.
O padre é, ademais, um ofício estável nas comunidades católicas hodiernas. Isso significa que, enquanto outros fiéis se deslocam dum serviço para outro, o fiel chamado de padre se mantém na função. Diferentemente, porém, de cinquenta anos atrás, quando ficavam quase toda a vida numa só paróquia, hoje os padres vivem grande rotatividade. Agrupam-se em territórios denominados "dioceses", "arquidioceses", "prelazias" ou "patriarquias". Embora na teoriam sejam distintas, na prática funcionam como se fossem uma só coisa. As dioceses (e as outras nomeadas acima) são governadas por um bispo com seu presbitério (conjunto de padres daquele território). Opinião minoritário, mas existente, defende que se deveria dizer que a Igreja católica é governada em vários níveis: em nível mais localizado, pelos coordenadores de comunidade; em nível um pouco maior, abrangendo geralmente a cidade inteira, em municípios menores, pelos citados coordenadores com seu padre; em nível um pouco mais geral, pelos padres de uma diocese com seu bispo; enfim, em nível global, pelos bispos com seu cabeça, o bispo de Roma, comumente chamado de "papa".
Fonte: Rodrigo Raniere/ Eduardo Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário