quarta-feira, 11 de abril de 2012

179 anos: Parabéns meu Acari

 
Foto: Facebook (Mikaela Karla)
Acari completa mais um ano hoje, 179 anos de Emancipação política e os filhos da terra comemoram por existir no mundo um pedacinho de terra tão bom pra se morar.



Como diz a música de Niltinho di Acari: "Acari, vedete do Seridó! [...] Teu cenário é grandeza, o qual própria natureza se encarregou de criar, Acari, terra de tanta beleza com a fundação do Gargalheiras veio lhe complementar, espelhando as cordilheiras, como disse o poeta “até parece o mar!”.
                                                                                                         
Um pouco de história

Inicialmente habitado pelos índios Cariris, a povoação atual teve início no século XVIII, com a expansão das fazendas de gado ao longo dos rios da região. A criação do município se deu por meio de Resolução do Conselho do Governo do dia 11 de abril de 1835, quando se efetivou a emancipação do município de Caicó.

Com uma população de 11.209 habitantes (IBGE, 2000), a cidade possui área de 596 quilômetros quadrados. Considerada “a cidade mais limpa do Brasil”, Acari fez do Açude Gargalheira um dos pontos turísticos da cidade.

A terra do cardeal e arcebispo emérito do Rio de Janeiro, Dom Eugênio Salles, tem sua base econômica na agricultura, pecuária e no setor de serviços, com destaque para as lavouras do tomate, banana, milho e manga.