quarta-feira, 21 de março de 2012

Você já viu um pé de Sirigumbú? Em Acari tem

Acho que vocês devem estar se perguntando... "Que história é essa de Sirigumbú?", calma, agente explica.


Todo mundo conhece e acho que muita gente já degustou uma Siriguela ou então um Umbú, aqui na região se vê plantas destes tipos de frutas em todo lugar, seja na cidade ou na zona rural. Os gostos das duas frutas são bem distintos, quem já comeu sabe. Mas, o que será o Pé Sirigumbú que falamos no título da matéria? Na semana passada, nosso blog recebeu um comunicado de que em Gargalheiras existe uma planta especial, que dava tanto siriguela quanto umbú, tudo misturado. Aí agente foi pesquisar. Chegando lá, constatei a veracidade do caso, a planta dá mesmo as duas frutas, tanto siriguela quanto umbú, nos mesmos galhos, e com sabores pra lá de diferentes do normal. Na foto é possível ver o galho do pé de umbú que nasceu no caule do pé de siriguela. As folhas são parecidas com as de umbú e as frutas são muito especiais. 


Muita gente já provou dessa fruta, que no caso, podemos chamar deSirigumbú, pois é uma mistura de siriguela com umbú, que tem um gosto bastante especial, tem sabor de siriguela, mas com o gostinho do umbú, o formato é redondo, e o caroço pequeno no formato do de siriguela. Mas, por que isso aconteceu? Não é normal ver por aí um pé de duas frutas, já imaginou, um pé de Mangoiaba? Com mangas e goiabas no mesmo galho? Bem diferente. 

Nosso blog pesquisou uma possível causa para o fenômeno, e através de algumas pesquisas, constatamos que pode ser pela Polinização (ato da transferência de células reprodutivas masculinas através dos grãos de pólen que estão localizados nas anteras de uma flor para o receptor feminino) que explicando é como se fosse o ato sexual das plantas espermatófitas, já que é através deste processo que o gameta masculino pode alcançar o gameta feminino e fecundá-lo. É como se o pé de umbú fecundasse no pé de siriguela e assim apareceram os galhos do pé de umbú no pé de siriguela, pelo que entendemos é isso.

Fonte: Eduardo Silva