terça-feira, 3 de julho de 2012

Diretor Geral do do DNOCS participa de reunião com Comitê Estadual

Nas ações continuadas para reduzir os efeitos causados pela seca no RN, os integrantes do Comitê formado por diversos órgãos da administração direta e indireta do governo tiveram reunião nesta segunda-feira (02) com a presença do diretor geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Emerson Fernandes.
“Posso dizer com certeza que o Governo do RN está fazendo sua parte, a luta é grande, os problemas são imensos, mas todos estão lutando com todas as armas disponíveis. Esta é a primeira reunião da qual participo pessoalmente para, juntamente com uma administração estadual, discutir as ações e estratégias adotadas para amenizar os efeitos da seca, geralmente participo enviando representantes”, afirmou Emerson Fernandes.
O diretor também afirmou que DNOCS e Governo do RN têm trabalhado conjuntamente, principalmente na perfuração e instalação de novos poços. “Temos a preocupação sobre o que se pode fazer de imediato, mas também em estruturar projetos com resultados a longo prazo, a seca é um fenômeno cíclico, que já é esperado a cada cinco ou seis anos, temos que trabalhar com a meta de convivência com a seca da maneira menos danosa possível”, disse Emerson Fernandes.
Em parceria com o DNOCS o Governo do RN instalará mais 8 mil cisternas em todo o estado, atualmente o Rio Grande do Norte conta com 2 mil.
Outro assunto abordado na reunião foi a agilidade do Idema no licenciamento simplificado para ações de cunho emergencial. “Para o licenciamento necessário para a perfuração de poços, por exemplo, o processo tem uma agilidade de cinco dias úteis”, explicou Jamir Fernandes, diretor técnico do Idema.
Dos 139 municípios que sofrem com a estiagem no Rio Grande do Norte, 89 estão tendo abastecimento de água graças à Operação Pipa. “Quando saímos do litoral e vamos em direção ao interior percebemos uma mudança drástica de cenário. Apesar de termos chuva na capital, há uma grande diferença em comparação com o resto do estado”, afirmou Anselmo Carvalho, secretário chefe do Gabinete Civil.
O Comitê Estadual para Ações Emergenciais de Combate aos Efeitos da Seca reúne representantes de diversos órgãos municipais, estaduais, federais e entidades ligadas à agricultura. Participam da reunião representantes da secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara), da Defesa Civil do Estado do RN, da secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e da Pesca (Sape), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), da secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), do Gabinete Civil, Articulação dos Municípios, Assessoria de Comunicação, Caern, Exército, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, BNB, Dnocs, Conab, Fetarn e Faern.

Fonte:  Carnaúba em Foco